Fiscalização

Fábrica irregular de laticínios é interditada em Floresta

Dois mil quilos de alimentos impróprios para o consumo foram apreendidos na cidade

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 24/07/2019 às 12:42
Divulgação/FPI/PE
FOTO: Divulgação/FPI/PE

A Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do São Francisco em Pernambuco (FPI) interditou, na noite dessa terça-feira (23) uma fábrica de laticínios irregular em Floresta, no Sertão de Pernambuco. Mais de 1,5 mil quilos de produtos sem registro que estavam prontos para ser comercializados foram apreendidos no local. A ação, que integra uma força tarefa com mais de 20 órgãos, começou pela manhã e só acabou à noite.

Principal alvo da fiscalização, a fábrica produzia diversos tipos de iogurtes. Mesmo sem registro nem licença ambiental para funcionar, o estabelecimento estava comercializando os produtos em mercados e conveniências da região.

Durante a ação, foram constatados ainda problemas como a ausência de regularidade na dosagem de cloro, avarias no piso, tubulações em desacordo com as normas técnicas, água residual nos espaços de produção, mangueiras e registros de gás vencidos, entre outros. No total, foram recolhidos 3.761 iogurtes, 1.313 embalagens rotuladas e 14 bobinas de rótulos.

"Além dos problemas estruturais, não havia registro de autocontrole nas etapas do processo produtivo, a contar do recebimento da matéria-prima, seu processamento, até a finalização do produto. Isso poderia impactar na qualidade do produto e na saúde da população", explicou a coordenadora da equipe Abate, Glenda Holanda.

Produtos também foram apreendidos em um supermercado de Floresta
Produtos também foram apreendidos em um supermercado de Floresta
Divulgação/FPI/PE

Supermercado

Além disto, em um supermercado da cidade, foram recolhidos 771,64 quilos de alimentos que estavam sem registro em órgãos competentes ou com problemas de conservação. Entre eles estavam iogurtes, queijos e carne de frango. Os alimentos foram encontrados tanto expostos nas gôndolas, como armazenados de forma inadequada na câmara frigorífica.

No estabelecimento, foram recolhidos 2.147 iogurtes, 51,22 quilos de carne de frango que estavam em um balde para serem descongelados e 108 quilos de queijo coalho sem registro. O estabelecimento também foi notificado pelo Corpo de Bombeiros por dispor de sistema de segurança contra incêndio inadequado. Todo o material recolhido na fábrica e no supermercado foi encaminhado para o aterro sanitário de Petrolândia, onde foi destruído.