Golpe

Corretor compra carro por R$ 24 mil e descobre que ele era roubado

Carro foi comprado através de um site de compras e vendas online

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 25/07/2019 às 9:39
Divulgação
FOTO: Divulgação

Um corretor de veículos de Caruaru, no agreste pernambucano, comprou um carro na OLX, site de compras e vendas online, e depois descobriu que ele era roubado. O veículo foi adquirido por R$ 24 mil e tinha placas clonadas de Camaragibe, na região metropolitana.

Segundo informações da Polícia Civil, o comprador chegou a reconhecer firma em cartório com o vendedor e fez todos os procedimentos de compra corretamente, mas quando foi ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) para fazer a vistoria, surgiu uma dúvida em relação aos documentos do carro, porque alguns dados apresentaram inconsistência.

A Polícia Militar foi acionada para verificar o fato. Inicialmente, na vistoria não foi detectada nenhuma alteração no carro. Porém, após uma revista minuciosa, foi verificado que o vidro e as placas estavam todos perfeitos, mas na central do carro ainda estava o chassi original, onde constavam os reais dados do carro.

Ainda de acordo com informações da polícia, a vítima teria pego o carro em Paulista, também na região metropolitana, e feito algumas modificações no veículo para poder revendê-lo.

O homem foi conduzido para a delegacia para que fossem tomadas as medidas cabíveis.  A seguradora será acionada para avaliar o caso e  possivelmente restituir o valor do carro ao comprador.

Nota de Esclarecimento

A OLX enviou uma nota de esclarecimento ao NE10 Interior para se posicionar sobre a situação. Na nota, eles explicam que não tiveram acesso ao caso e, por causa disso, não puderam fazer investigações  ou tomar providências. Leia a nota completa a seguir:

"Em resposta à publicação do NE10, a OLX esclarece que não teve acesso a detalhes deste caso e, por isso, não foi possível investigar ou tomar as devidas providências. A atividade da empresa consiste na disponibilização de espaço para que as pessoas possam anunciar e encontrar produtos e serviços de forma rápida e simples. A ferramenta foi criada para auxiliar no desenvolvimento social e econômico do país e os usuários devem respeitar os Termos e Condições de Uso do site (https://go.olxbr.com/termos-condicoes-olx), o que não aconteceu nesse caso. 

A OLX fechou dois acordos estratégicos com empresas que são referência em serviços no mercado de compra e venda de autos. Em parceria com o Itaú Unibanco, a plataforma oferece a ferramenta Compra e Venda Protegida, um serviço que guarda o sinal da transação de um veículo até que as partes envolvidas autorizem o pagamento para o vendedor. Isso proporciona um prazo para que as partes façam as conferências necessárias - documentos, verificação mecânica no automóvel etc. - antes de finalizar a transação.

Além disso, a plataforma também disponibiliza a consulta online Checkauto, da DEKRA, na qual os interessados por um carro podem verificar, por meio do número da placa, a procedência do veículo, a existência de débitos ou restrições, passagem por leilão, documentação e até mesmo a existência de recall no modelo do veículo, além de mais 40 informações importantes na hora de escolher um veículo seminovo ou usado.

Vale ressaltar que a empresa disponibiliza um botão de denúncia em todos os anúncios publicados, possibilitando que qualquer pessoa denuncie eventuais práticas irregulares ou conteúdos indevidos. Identificada a irregularidade, a OLX conta com uma equipe especializada que atua sobre as denúncias, deletando os anúncios e banindo o mau usuário da plataforma. A OLX reitera, ainda, que está sempre à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário para a apuração dos fatos. Atenciosamente, Time OLX"