Água

Compesa retoma abastecimento de Pesqueira, no Agreste

Barragens voltaram a acumular água com as últimas chuvas na região

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 30/07/2019 às 9:54
Compesa
FOTO: Compesa

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) retomou o abastecimento de Pesqueira, no agreste pernambucano, nessa segunda-feira (29). As barragens de Santana, Afetos e Pedra voltaram a acumular água com as últimas chuvas na região. Os bairros Centro, Xucurus e Prado já estão recebendo água. As localidades serão abastecidas até a quarta-feira (31), quando a Compesa deve divulgar o calendário de abastecimento de agosto.

A barragem de Santana acumulou 12% da sua capacidade máxima que é de um milhão de m³. Já a barragem de Afetos está com 20% da sua capacidade total de 1,1 milhão m³. A barragem de Pedra D’ Água atingiu 100% e conseguiu alcançar seu volume máximo de 400 mil m³. A vazão atual corresponde a 40 litros de água por segundo, somando a captação dos três mananciais. “Apesar de ser menor do que a vazão do Sistema Moxotó-Adutora do Agreste, que continua paralisado, estamos aproveitando essa água dos mananciais. A chuva tem sido providencial neste momento de suspensão do fornecimento de água pelo Velho Chico”, explica o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Gilvandro Tito.

Ainda não há uma previsão para o retorno do funcionamento do Sistema Adutor do Moxotó/Adutora do Agreste, que continua paralisado em função da suspensão do bombeamento da água do Eixo Leste da Transposição do São Francisco para a Barragem do Moxotó, em Sertânia, no sertão do estado.