Religião

Missa marcará lançamento da 26ª Romaria do Frei Damião nesta quarta

Programação será toda voltada para a religiosidade popular

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 30/07/2019 às 10:35
Divulgação/Pastoral da Comunicação
FOTO: Divulgação/Pastoral da Comunicação

Uma missa no Cruzeiro será realizada nesta quarta-feira (31) para marcar o lançamento da XXVI Romaria do Frei Damião em São Joaquim do Monte, no agreste de Pernambuco. A programação será voltada para a religiosidade popular e o evento será aberto ao público, às 6h no Cruzeiro do Frei Damião, Alto da Serra.

A missa será feita em memória da morte do Venerável Capuchinho e terá a participação de romeiros. Os preparativos para a 26ª Romaria estão em curso, com comissões formadas executando os trabalhos de planejamento. 

“Já fizemos algumas reuniões e está quase tudo acertado. O Governo de Pernambuco sinalizou apoio ao evento com o fornecimento de infraestrutura, a exemplo do palco, sonorização, segurança e manutenção nas rodovias; prefeituras da região também nos ajudarão; a prefeitura local fará toda a parte logística da cidade e nos ajudará na divulgação. O romeiro, a quem pertence a Romaria, entrará com a melhor parte, que é a fé”, explica o Padre Isael Torres, pároco e coordenador da Romaria.

História

São Joaquim do Monte é conhecida como a cidade dos romeiros do Frei Damião. A tradicional Romaria do Frei Damião foi criada em 1993 e idealizada pelo padre Pedro Antônio Filho, que passou por São Joaquim do Monte e hoje é pároco de Taquaritinga do Norte, também no agreste. A coordenação do evento é realizada atualmente pela Diocese de Caruaru e pelo padre Isael Torres, pároco da Terra da Romaria.