Iniciativa

Presídio de Caruaru entrega mobiliários reformados por detentos ao HRA

Quase duzentos itens, como macas, camas e cadeiras giratórias serão reformados pelos detentos

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 01/08/2019 às 12:46
Divulgação/Seres
FOTO: Divulgação/Seres

A Penitenciária de Caruaru, no agreste pernambucano, começou a entregar mobiliários reformados por detentos ao Hospital Regional do Agreste (HRA). Quase duzentos itens, como macas, camas, cadeiras giratórias e mobiliários serão reformados pelos detentos. A primeira remessa de entrega de equipamentos reformados foi realizada nesta quarta-feira (31) pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), por meio da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS).

A iniciativa do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, possibilita a recuperação de equipamentos hospitalares. “É inegável que uma ação como essa inspira os reeducandos a mudarem de vida. É um trabalho que vai fazer a diferença na vida dos privados de liberdade e também vai melhorar as condições do hospital. O trabalho é uma ferramenta fundamental na ressocialização”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

O objetivo da ação é ocupar os reeducandos e devolver os equipamentos restaurados à unidade de saúde.“Apesar do estigma e do preconceito social, é possível provar que somos capazes de mudar e fazer gestos generosos. Nossa intenção é dar conforto aos usuários do serviço público de saúde que, em geral, são os mais pobres”, destacou o detento Everaldo Gomes, 49 anos.