Saúde

Seis casos suspeitos de sarampo são investigados em Pernambuco

Uma adolescente de Caruaru, no Agreste do Estado, seria uma das infectadas pelo vírus

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/08/2019 às 12:20
Ricardo B. Labastier/Arquivo JC Imagem
FOTO: Ricardo B. Labastier/Arquivo JC Imagem

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está investigando seis casos suspeitos de sarampo em três cidades pernambucanas. Os jovens, com idades entre 16 e 19 anos, são de Caruaru (1), Recife (3) e Olinda (1). A pasta foi notificada no último dia 27, sobre um caso suspeito para a doença, de uma adolescente que mora em Caruaru, no Agreste do Estado.

A adolescente teria viajado com um grupo de jovens para Porto Seguro, na Bahia. Durante a investigação, outros cinco jovens (quatro que participaram da viagem e um que teve contato com os estudantes), também foram apontados como possíveis portadores do vírus.

As vigilâncias epidemiológicas dos municípios, com o apoio da SES e das I e IV Gerências Regionais de Saúde (Geres), estão realizando bloqueios vacinais. Além de Recife, Olinda e Caruaru, a cidade de Bezerros, de onde eram parte dos estudantes, também está realizando busca ativa por pessoas que tiveram contato com os possíveis portadores da doença.

Passeio

Ao todo, 182 jovens participaram da excursão para Porto Seguro, entre 28 de junho e 1º de julho. Segundo a SES, um dos monitores do grupo foi confirmado para sarampo. Os seis pernambucanos foram submetidos a coletas de materiais para análise no laboratório do Lacen-PE e pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, para confirmação da presença do vírus.