Hidrelétrica

Bolsonaro inaugura usina solar flutuante em Sobradinho, na Bahia

Usina tem uma potência de geração 1MWp (Mega Watt pico) e está interligada à hidrelétrica de Sobradinho

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 05/08/2019 às 11:11
Marco Aurelio/Rádio Jornal Petrolina
FOTO: Marco Aurelio/Rádio Jornal Petrolina

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), participa na manhã desta segunda-feira (5) da inauguração da primeira etapa de uma usina solar fotovoltaica flutuante no reservatório da hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia.

Além do presidente, também estão presentes o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, e outras atividades do setor elétrico. Esta é a segunda visita de Bolsonaro ao Nordeste em menos de um mês. No dia 23 de julho, ele inaugurou o aeroporto de Vitória da Consquista (BA).

De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a usina solar flutuante é pioneira em lagos de usina hidrelétrica no mundo e aproveita a área sobre a lâmina d'água dos reservatórios, evitando a desapropriação de terras.

A usina solar tem uma potência de geração 1MWp (Mega Watt pico) e está interligada à hidrelétrica de Sobradinho. A instalação permite ainda aproveitar as mesmas subestações e linhas de transmissão que escoam a energia produzida pela hidrelétrica.

Na segunda etapa do projeto, será instalada uma nova usina solar flutuante no reservatório de Sobradinho com potência de geração de 1,5 MWp. No total, as duas instalações terão 2,5 MWp de capacidade com investimento de R$ 56 milhões.

Evento contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro
Evento contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro
Marco Aurelio/Rádio Jornal Petrolina

Segurança da área

A segurança da área visitada pelo presidente está sendo realizada em maior número pelo efetivo do Exército, com o apoio da Polícia Militar. O presidente deve deixar o estado nordestino por volta das 12h30.