Exportação

Vale do São Francisco exporta 9 milhões de caixas de manga para EUA

Dado foi divulgado durante o 11º Workshop Internacional da National Mango Board

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 09/08/2019 às 11:15
Divulgação
FOTO: Divulgação

Os Estados Unidos é o segundo maior mercado consumidor da manga produzida no Vale do São Francisco. O país comprou da região nove milhões de caixas no ano passado. Essas dados foram divulgados durante o 11º Workshop Internacional da National Mango Board (NMB), que foi realizado nesta quarta-feira (7) em Petrolina, no sertão pernambucano.

O evento, que reunia produtores, técnicos e pesquisadores para discutir a melhoria da produção e qualidade da manga, é uma iniciativa da NMB, entidade de fomento ligada ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) com apoio da Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport).

A partir dessa parceria, os produtores da região saíram das 500 mil caixas de manga enviadas aos EUA para chegar a 9 milhões ao ano, em 20 anos, segundo informações do diretor de marketing da instituição brasileira, Caio Coelho.

Entre 2005 e 2018, o consumo dos norte-americanos aumentou 87% e hoje já importam 115 milhões de caixas da fruta. “Os números de exportação são grandes. Como um exportador que acompanha esse mercado, acho que chegamos a um volume que requer mais administrar do que expandir”, disse o diretor.

No encontro, os participantes puderam interagir em palestras de pesquisadores da Embrapa e Univasf, como: ‘Efeitos nutricionais e fisiológicos dos bioestimulantes em manga’, ‘Insumos biológicos para o manejo de pragas e doenças da mangueira’ e ‘Panorama atual das pragas da mangueira no Vale do São Francisco’. À tarde, exportadores e diretores de fazendas participaram de uma reunião de trabalho e discussão com os representantes da National Mango Board.

O Workshop Internacional da Manga também é realizado em outros países e é desenvolvido seguindo as especificidades de cada lugar. Segundo o diretor de Pesquisa do NMB, Leonardo Ortega, o objetivo é promover o marketing da fruta nos EUA, de modo a aumentar o consumo dela e, para isso, busca ajudar exportadores dos países produtores a atenderem as normas de qualidade do fruto.