Cuidados

Saiba como proteger seu pet do frio durante o inverno

Veterinário dá dicas de como cuidar dos animais durante a estação

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 12/08/2019 às 12:12
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O inverno acende o alerta para que todos se protejam do frio. Mas baixas temperaturas não impactam apenas os humanos; o frio também pode incomodar e até trazer malefícios à saúde dos animais, como doenças respiratórias. "Esse é um período em que assim como os humanos, os animais também sofrem com o frio, a gente tem que ter alguns cuidados. Desde o princípio de acomodar eles dentro de casa até os animais que estão fora, nos quintais e garagens", ressalta o veterinário Breno Tabosa.

Além dos cães e gatos que vivem dentro de casa como animais de estimação, também há os cães de grande porte, que fazem o trabalho de segurança nos imóveis, por exemplo. Estes animais também precisam de cuidados especiais, principalmente no período noturno.

O comerciante Gerlan de Almeida tem cães em casa e sempre observa estes aspectos. "A gente sempre mantém bem aquecido nesse tempo de frio, mantém a cama deles mais aquecida para eles não sentirem frio", conta. Além disto, quando percebe os bichinhos com o comportamento diferente, já leva para que um veterinário avalie a situação.

Dicas

Entre os sintomas que podem indicar problemas respiratórios como gripes e resfriados estão a tosse, a falta de apetite, etc. O veterinário alerta que é preciso observar se o animal está tomando água suficiente para não desidratar. Ele também indica que o dono coloque um lençol ou papelão no chão para que o contato direto com o chão seja evitado; os banhos no período de inverno também devem ser diminuídos.

Outra questão importante é estimular que o cão ou o gato faça exercícios. O uso de roupas também é indicado para evitar que o bichinho passe frio. Breno Tabosa lembra ainda que os animais que vivem na rua também precisam de cuidados especiais. Ele sugere que as pessoas deixem caixas de papelão na frente de casa ou caixas de transporte para que eles se abriguem: "Nesse momento, a gente tem que pensar em todos".