Governo do estado

Presidente do Sintraf pede ao governador Paulo Câmara qualificação para apicultores em Petrolina

Pedido foi feito durante o seminário "Todos por Pernambuco"

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 22/08/2019 às 9:38
NOTÍCIA
Divulgação
FOTO: Divulgação
Leitura:

O governador Paulo Câmara (PSB) encontrou-se com autoridades da região do Vale do São Francisco nessa quarta-feira (21) durante o seminário "Todos por Pernambuco".  Na ocasião, prefeitos, deputados, vereadores, representantes de sindicatos e a população local se reuniram na quadra poliesportiva da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Maria Wilza Barros de Miranda, inaugurada pelo socialista durante o evento. 

Na oportunidade, a presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares do município (Sintraf), Isália Damacena, fez um discurso destacando as potencialidades da categoria e os desafios ao desenvolvimento socioeconômico da região. Durante o discurso, Isália pediu ao governador qualificação para os apicultores do Vale do São Francisco. Entre outros temas abordados estava a assistência técnica aos pequenos produtores; modernização e ampliação do sistema irrigado nas comunidades de Muquém, Porto de Palha e Pedra Grande; políticas públicas voltadas à cultura e ao esporte para jovens da zona rural; a Perenização do Riacho Pontal; e a destinação de recursos para aquisição de equipamentos. 

Moradora do Núcleo 4 do Perímetro de Irrigação Nilo Coelho, a presidente do Sintraf encerrou sua participação reivindicando ao Governo do Estado e à prefeitura um melhor tratamento da água que abastece as agrovilas, no interior da cidade. “A água que consumimos é totalmente bruta, sai diretamente do Rio São Francisco para nossas torneiras, através dos canais a céu aberto. Até as plantas das áreas empresariais de produção têm acesso à água com melhor tratamento”, salientou. Após seu discurso, a líder sindical entregou um relatório de propostas a Paulo Câmara.

Apicultura em Petrolina

A morte de abelhas está preocupando criadores e agricultores do vale do São Francisco, no sertão de Pernambuco. Petrolina é um importante município produtor e exportador de frutas e o inseto tem um papel fundamental na atividade. De acordo com a Associação dos Criadores de Petrolina, há três anos, os 32 associados conseguiam produzir mais de trinta toneladas de mel por ano. Atualmente, a produção não chega a vinte toneladas.

Os agricultores da região sabem que sem as abelhas não há produção, já que elas são as responsáveis pela polinização de 80% dos frutos que saem da região.

Mais Lidas