26ª Romaria de Frei Damião reúne milhares de fiéis em São Joaquim do Monte

Primeira Romaria foi realizada em 1993 e todos os anos os romeiros sobem ao cruzeiro de Frei Damião

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/09/2019 às 19:10
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A cidade de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, recebeu milhares de fiéis na 26ª Romaria da cidade no último fim de semana. A aposentada Odília Lucinda, 79 anos, foi vestida com uma túnica que remete às cores utilizadas pelos frades menores capuchinhos. "Eu gosto de usar essa roupa todas as romarias. Eu tenho uma foto com ele na missão me confessando", revela.

A primeira Romaria foi realizada em 1993 e todos os anos os romeiros sobem ao cruzeiro de Frei Damião para agradecer. "É uma sensação de alívio", opina a dona de casa Maria de Fátima. A agricultora Soledade de Melo acompanhava o frei desde os sete anos. "Eu tinha uma doença que minha mãe fez uma promessa e eu fiquei boa", contou.

No fim da tarde de domingo, uma procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores percorreu a cidade. Em seguida, uma celebração eucarística foi realizada. "Desde sexta-feira era uma multidão na cidade, graças a Deus e à intercessão de Frei Damião", disse o pároco de São Joaquim do Monte, Isael Torres.

"É muito bom estar com esse pão, porque é um pão de fé, é um pão que trabalha, é um pão que busca paz e Justiça e Frei Damião nos conduziu pelos caminhos do Evangelho", comentou o bispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió.