Polêmica

Carlinhos Maia diz que jovens que pensam em suicídio são "imbecis"

A declaração polêmica do blogueiro repercutiu nas redes sociais

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 02/09/2019 às 12:26
Reprodução/Instagram
FOTO: Reprodução/Instagram

O influenciador digital Carlinhos Maia protagonizou mais uma cena polêmica em seu instagram nesse domingo (1). Através da ferramenta "stories" da plataforma, o blogueiro afirmou receber mensagens de adolescentes que pensam em cometer suicídio e afirmou que os jovens eram imbecis.

"Você achava mesmo que ia ser fácil?", comentou Carlinhos Maia. "Eu vejo meninos aqui com 16 anos me mandando 'Eu quero me matar'. Vai, ô, imbecil. Vai se matar porque você nem começou a vida ainda", segue o blogueiro.

Carlinhos Maia afirmou ainda que existem idosos que passam por situações piores que as dos jovens. "Venha perguntar para uma mulher de 75 anos que até hoje trabalha, que até hoje sustenta os netos, venha perguntar se ela se matou com 16 anos? Eu não sei os seus motivos, mas eu sei os dela", disparou.

A declaração foi feita no primeiro dia do Setembro Amarelo, mês de campanha de prevenção ao suicídio no Brasil. Segundo a psicóloga Deborah Santos, a relativização do suicídio pode ser vista como gatilho emocional para pessoas que pensam em cometer o ato. "Na verdade toda opinião "sem consciência" pode ser vista como gatilho. A saúde mental por muitas vezes é tratada com achismo, como frescura, principalmente por pessoas famosas que de alguma maneira tem influência na vida das pessoas. São sofrimentos, não podemos medir, são singulares.", explica.

Os gatilhos são lembranças que evocam determinadas atitudes, ações ou comportamentos específicos em algumas pessoas. Segundo Deborah, até coisas quem são ditas podem liberar e de alguma forma fazer mal ou bem, dependendo do modo como for abordado pela pessoa que fala.

Ainda de acordo com a psicóloga, a abordagem dada ao suícidio não pode ser feita sem conhecimento. "O tema por si só é muito complexo, não adianta falar o que se imagina que sabe. A melhor coisa quando não se tem qualquer abordagem científica para o assunto, é calar ou procurar pessoas específicas para ajudar no assunto", explica.

É importante lembrar que pessoas depressivas ou suícidas devem buscar ajuda profissional. Psicólogos ou o Centro de Valorização da VIda (CVV) através do telefone 188. A ajuda é totalmente gratuita.

Confira o vídeo

Internautas

A opinião do blogueiro foi duramente criticada nas redes sociais. Internautas falaram sobre o caso questionando os motivos do blogueiro ser famoso, ironizando a declaração dada por ele e até contabilizando o número de seguidores que o influenciador perdeu.

Confira os comentários