O processo de requalificação da Estação Ferroviária começou nessa segunda-feira (2) em Caruaru, no agreste pernambucano. O processo é feito pela Prefeitura de Caruaru através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC). O complexo cultural vai fazer parte da Via Parque.
As casinhas culturais serão desmontadas no primeiro momento. Os artistas realizarão suas ativações culturais temporariamente nos prédios que ficam localizados na Estação.
Veja também
O presidente da FCTC, Rubens Júnior, explicou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) só permite a reestruturação do pátio ferroviário se o local estiver totalmente desobstruído. "Vamos ter esse período de transição, onde vamos fazer um condomínio artístico nestes prédios da Estação Ferroviária. O projeto que está para ser aprovado contempla vagões que serão utilizados para as ativações culturais e resgata o espaço, fazendo uma referência de como ele funcionava antigamente", completou.
Atualmente, são cinco espaços que estão sendo utilizados para atividades culturais na Estação Ferroviária: Casa do Boi; Casa do Cordel; Casa do Pife; Casa da Capoeira e Mamusebá. Os grupos estarão acomodados temporariamente na sede da Estação a partir desta semana.