Reestruturação

Processo de requalificação da Estação Ferroviária começa em Caruaru

Complexo cultural fará parte da Via Parque

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 03/09/2019 às 12:30
Divulgação
FOTO: Divulgação

O processo de requalificação da Estação Ferroviária começou nessa segunda-feira (2) em Caruaru, no agreste pernambucano. O processo é feito pela Prefeitura de Caruaru através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC). O complexo cultural vai fazer parte da Via Parque.

As casinhas culturais serão desmontadas no primeiro momento. Os artistas realizarão suas ativações culturais temporariamente nos prédios que ficam localizados na Estação.

O presidente da FCTC, Rubens Júnior, explicou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) só permite a reestruturação do pátio ferroviário se o local estiver totalmente desobstruído. "Vamos ter esse período de transição, onde vamos fazer um condomínio artístico nestes prédios da Estação Ferroviária. O projeto que está para ser aprovado contempla vagões que serão utilizados para as ativações culturais e resgata o espaço, fazendo uma referência de como ele funcionava antigamente", completou.

Atualmente, são cinco espaços que estão sendo utilizados para atividades culturais na Estação Ferroviária: Casa do Boi; Casa do Cordel; Casa do Pife; Casa da Capoeira e Mamusebá. Os grupos estarão acomodados temporariamente na sede da Estação a partir desta semana.