Iniciativa

Programa de Aquisição de Alimentos é iniciado em Caruaru

Agricultores, instituições socioassistenciais e Casas de Acolhimento Institucional serão beneficiados

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 04/09/2019 às 12:37
Janaina Pepeu
FOTO: Janaina Pepeu

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi iniciado nessa terça-feira (3) em Caruaru, no agreste pernambucano. Cerca de 24 agricultores, quatro instituições socioassistenciais e Casas de Acolhimento Institucional da cidade serão beneficiados.

A iniciativa, que tem o orçamento composto por recursos do Ministério da Cidadania, está sendo realizada através do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Serão investidos R$ 88 mil para beneficiar agricultores familiares com a compra da produção agrícola que será destinada à instituições e projetos socioassistenciais. Cada agricultor pode vender até R$ 6.800 mil em produção, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

“Nós realmente ficamos muito felizes com o início do programa. As entregas normalmente acontecem nas terças-feiras pela manhã. A nutricionista responsável passará as demandas, tanto das nossas unidades de acolhimento, como das outras instituições, e os agricultores terão até a segunda-feira para providenciar os alimentos, fazerem a colheita, para que nas terças eles possam entregar aqui no Centro de Produção de Alimentos e a nossa equipe possa fazer a separação e reenviar para as entidades beneficiadas”, explicou a secretária de desenvolvimento social e direitos humanos, Perpétua Dantas.

As seguintes entidades cadastradas serão contempladas: Centro de Recuperação Rosa de Saron, COMVIVA, Centro Social São José do Monte, Casa dos Pobres São Francisco de Assis e as Casas de Acolhimento Institucional da SDSDH. As instituições receberão gratuitamente itens para a alimentação dos beneficiados. A primeira entrega foi realizada nessa terça-feira no lançamento do programa.

O agrônomo do IPA, Fábio César, destacou a importância da agricultura familiar.“É muito importante que a gente incentive a agricultura familiar porque ela é quem fornece para o Brasil os alimentos básicos. Cerca de 80% deles são produzidos pelos agricultores familiares. Então essa parceria da prefeitura com o estado, através do IPA, é muito importante porque eles são beneficiados”, explicou.