Bullying

Bullying prejudica adolescentes e é crime; entenda

Índice dessa conduta em escolas é elevado

Levi Xavier
Levi Xavier
Publicado em 11/09/2019 às 18:10
Reprodução/Por Dentro/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/Por Dentro/TV Jornal Interior

O bullying é o ato de agredir o outro mesmo sem o contato físico. Esse tipo de atitude tem chamado a atenção principalmente em escolas, onde o índice dessa conduta é elevado.

Em uma escola da rede municipal da cidade de Caruaru, no agreste de Pernambuco, uma mulher que não teve a identidade revelada, falou da preocupação com o bullying sofrido por sua filha de 12 anos. "Por conta disso, ela está se cortando, se mutilando cada vez mais profundo, cortando os braços e barriga", disse.

A mãe ainda afirma que foi na escola e conversou com as duas professoras da vítima. "Avisei, pedi pra elas terem cuidado quando a menina fosse ao banheiro ou algo do tipo. Mas, quando cheguei em casa, minha filha já estava aqui, porque o diretor tinha mandado trazer ela por causa das agressões que ela havia sofrido".

Nesses casos, o apoio da família é de fundamental importância. De acordo com a coordenadora psicossocial Valeriana Porto, foi tomado o conhecimento do caso."Marcamos uma reunião com o Conselho Tutelar e as famílias. Diante do que foi colocado pela família, percebemos a necessidades dessas crianças serem acompanhadas por psicólogos e Conselho Tutelar", explicou.

Bullying é crime

O adolescente que cometer esse tipo de atitude pode ser responsabilizado. De acordo com o advogado Cláudio Cumarú, o bullying é um crime e pode também ser uma contravenção penal. "Se ofende a honra da pessoa, dependendo do caso, pode ser uma injúria, uma calúnia ou difamação, passível de representação junto ao Ministério Público", disse.

O bullying é considerado crime, de acordo com o a Lei nº 13.185, em vigor desde 2016. Essa ação relaciona-se a uma intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. Além disso, ela também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos, entre outros.

Confira na reportagem do 'Por Dentro' programa da TV Jornal Interior