Sistema Fecomércio

Congresso de Tecnologia na Educação apresenta novas formas de ensinar em Caruaru

Debate será em torno do tema "Metodologias disruptivas na educação: formas inovadoras de ensinar e aprender"

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 11/09/2019 às 18:54
Divulgação/Senac Caruaru
FOTO: Divulgação/Senac Caruaru

Promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, o I Congresso de Tecnologia na Educação (CTE) será realizado nos dias 18, 19 e 20 de setembro no Centro de Convenções do Senac em Caruaru, no bairro Indianópolis, no Agreste de Pernambuco. A programação conta com jogos interativos, cultura maker e recursos tecnológicos em um contexto de novas possibilidades de ensino e aprendizado.

O debate será em torno do tema "Metodologias disruptivas na educação: formas inovadoras de ensinar e aprender". A programação inclui mais de 30 palestras e oficinas mediadas por profissionais e educadores de destaque no Brasil e na Finlândia. Além disto, haverá o Hackathon Educação, o Salão de Tecnologia e Empreendedorismo e o Espaço do Conhecimento.

Caruaru foi escolhida para sediar o evento por causa da interiorização do ensino superior no Estado. As diretrizes do congresso foram divididas em três eixos: o primeiro com criatividade, inovação e tecnologias educacionais; o segundo, a formação de professores e práticas pedagógicas; e o terceiro, inclusão social, políticas educacionais e a gestão escolar.

As atividades começam na quarta-feira (18), com o credenciamento dos participantes e o início das atividades do Espaço do Conhecimento e do Hackathon Edu. Na quinta (19), começam as palestras e oficinas. A palestra magna, "Fortalecer as habilidades sociais e a inteligência emocional na educação", será com o conferencista Eduardo Shinyashiki.

A professora e administradora Cláudia Costin abordará na sequência as práticas pedagógicas que o Brasil pode aprender com o mundo. À tarde, o pernambucano Jayse Ferreira, eleito um dos 50 melhores educadores do mundo em 2018 pelo Global Teacher Prize, apresenta a palestra "Como obter bons resultados através de práticas pedagógicas inovadoras". A programação completa dos três dias está disponível no site do evento.

Outros destaques

O Hackathon trata-se de um laboratório de soluções, em parceria com o Armazém da Criatividade. A proposta é fazer uma maratona de imersão com o objetivo de fazer os participantes encontrarem soluções criativas e inovadoras para os desafios propostos sobre temáticas reais da educação no Agreste e Sertão.

A programação conta ainda com uma chamada de trabalhos, na qual estudantes, professores e pesquisadores apresentarão trabalhos no Espaço do Conhecimento do Congresso de Tecnologia da Educação. Serão apresentados pesquisas científicas, relatos de experiência e produção de material sobre o uso da tecnologia na educação. Os trabalhos foram submetidos em três eixos temáticos: educação básico, educação profissional e educação superior: bacharelados tecnológicos.

Outro destaque do evento é o Salão de Tecnologia e Empreendedorismo, que reunirá profissionais e estudantes ligados a startups, empresas e universidades. Nos estandes, serão expostos e comercializados produtos, soluções e serviços de tecnologia pensados para os desafios da educação. A ideia é gerar oportunidades de negócios para jovens empreendedores e compartilhar tecnologia visando o fortalecimento do setor educacional.