Contaminação

MPPE recomenda limpeza de reservatórios com água contaminada em Buenos Aires

Moradores recebiam água com presença de bactérias e coliformes fecais

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 16/09/2019 às 13:01
Google Street View/Blog de Jamildo
FOTO: Google Street View/Blog de Jamildo

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que os reservatórios onde foi detectada água contaminada em Buenos Aires, na zona da mata setentrional, sejam limpos. O MPPE tomou conhecimento que os moradores de Lagoa do Outeiro e Chã das Mulatas estavam recebendo água com a presença da bactéria E. coli e de coliformes fecais.

Termo de Ajustamento de Conduta

O órgão recebeu a gestão do município para celebrar um termo de ajustamento de conduta (TAC). O termo prevê ações que serão adotadas para descontaminar reservatórios e garantir o fornecimento de água em condições corretas.

Novas análises na estação de tratamento e poços que servem às localidades fazem parte da primeira medida. No caso de ocorrer novo resultado positivo, devem ser adotadas medidas corretivas até que os resultados voltem aos padrões devidos.

O município se comprometeu a realizar a limpeza e desinfecção, com colocação de pastilhas de cloro, das caixas de água que ficam nos locais. O poder público deve ficar atento para a limpeza de filtros de água. Os procedimentos devem ser realizados regularmente.

A Prefeitura do município também se comprometeu a manter o preenchimento do Sisagua de acordo com a diretriz nacional do Plano de Amostragem da Vigilância de Qualidade da Água para Consumo Humano.