Gasolina

Preços dos combustíveis serão segurados pela Petrobras

Estatal vai observar comportamento do mercado internacional antes de fazer reajustes

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 17/09/2019 às 9:54
Marcello Casal jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Um respiro para o consumidor foi anunciado pela Petrobras: a estatal vai segurar os preços do petróleo no país. A ideia é observar o comportamento do produto no mercado internacional até decidir se vai ou não revisar o preço dos derivados no Brasil.

A preocupação com os valores do petróleo e derivados como a gasolina aconteceu devido à um ataque realizado a uma instalação da indústria de petróleo na refinaria de Abqaiq, na Arábia Saudita. Após o golpe, a produção do produto em um dos maiores mercados petrolíferos do mundo ainda não voltou ao normal, o que agitou o mercado devido à queda de produção.

Segundo nota divulgada pela Petrobras, a cotação internacional do petróleo apresenta volatilidade e a alta súbita de preços “pode ser atenuada na medida em que maiores esclarecimentos sobre o impacto na produção mundial sejam conhecidos. A Petrobras decidiu por  acompanhar  a  variação  do  mercado  nos  próximos dias e  não fazer um  ajuste de forma imediata”., esclarece.

Na prática, a estatal vai continuar observando o comportamento do mercado e vai se resguardar de eventuais prejuízos financeiros através da compensação dos recursos. Entretanto, especialistas e investidores apontam que a empresa não deve ser utilizada para atender às demandas do governo.