Saúde

Redução de vacinas da tríplice viral preocupa população no agreste

Caruaru e outros 31 municípios precisam ser abastecidos

Levi Xavier
Levi Xavier
Publicado em 17/09/2019 às 16:17
Reprodução/Por Dentro/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/Por Dentro/TV Jornal Interior

O alto índice de contaminação e até mortes causadas pelo vírus do sarampo tem deixado a população brasileira em alerta. Em Caruaru, no agreste de Pernambuco, o número de vacinas não é suficiente para atender toda a população. Com isso, apenas crianças de 6 meses e jovens de até 19 anos de idade serão imunizados.

De acordo com a Secretária Executiva da Atenção Básica, Lillian Leite, essa medida vai garantir que as vacinas disponíveis cheguem as pessoas necessitadas. "Os casos nessas faixas etárias (6 meses à 19 anos) são mais frequentes, e a manifestação da doença nessas idades são mais graves", disse.

Além de Caruaru, outros 31 municípios precisam ser abastecidos pela vacina da tríplice viral, que combate o sarampo e outras doenças. A vacinação é disponibilizada pela governo do Estado através da 4ª Gerência Regional de Saúde (Geres).

Segundo o coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI) da 4ª Geres Ítalo Ramon, a distribuição da vacina é feita por casos registrados e número de habitantes do município.

Em São Caetano, também no agreste, apenas crianças de até 5 anos estão sendo imunizadas. Segundo a coordenadora do PNI Aiany Cavalcanti, a quantidade de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde não estava sendo suficientes."Estamos priorizando aquela população mais vulnerável, que são as crianças, já que há mais casos registrados no Estado", afirmou.

Dia D

No próximo sábado (21) acontece o 'Dia D' da imunização contra o sarampo em Caruaru e nos 31 municípios acompanhado da 4ª Geres.

Casos confirmados em Pernambuco

Recife e Caruaru com três casos. Frei Miguelinho, Santa Cruz do Capibaribe e Vertentes registraram um caso cada. Taquaritinga do Norte cinco casos e uma morte confirmada.

Confira na reportagem do 'Por Dentro' programa da TV Jornal Interior