Sustentabilidade

Sistema para reaproveitar água em irrigação será implantado em Petrolina

Projeto reutiliza água descartada após lavagem de pratos e banhos

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 18/09/2019 às 12:38
Jaquelyne Costa/Prefeitura de Petrolina
FOTO: Jaquelyne Costa/Prefeitura de Petrolina

Será implantado a partir deste mês na zona rural de Petrolina, no sertão do estado, ações que contribuirão para o cultivo de palmas, hortaliças e flores. A Prefeitura, em parceria com o IF Sertão vão colocar em prática o projeto de reuso da água cinza, a que é descartada após ser utilizada na lavagem de pratos e para tomar banho, por exemplo. A primeira comunidade beneficiada será a de Atalho.

Projeto de extensão

O projeto de extensão foi idealizado pelo professor doutor José Sebastião Costa e teve seu experimento realizado em uma propriedade no Assentamento Terras da Liberdade e propõe o reuso da água para irrigação. A ideia é facilitar o aproveitamento da água em comunidades que têm dificuldade em recebê-la.

Nessa segunda-feira (16), equipes da Secretaria de Governo e Agricultura (SEGOA), Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão começaram a implantação de uma unidade demonstrativa do projeto na Escola Municipal Olavo Bilac.

O sistema simplificado consiste na construção de uma caixa de gordura artesanal que utiliza um processo simples de filtragem que reaproveita a água cinza que seria desperdiçada. “A proposta é excelente porque a água desperdiçada agora será usada para o plantio de uma horta para consumo da comunidade escolar, usando as noções de sustentabilidade com os alunos que já estão engajados nessa ação também junto aos pais”, comemora a coordenadora e professora Marla Patrícia Silva.

“A gente percebe que na zona rural de Petrolina a água utilizada nas pias da cozinha e durante o banho vai embora pelo ralo e poderia ser reaproveitada para irrigar palmas, uma fruteira, hortaliças. Então começamos a instalar projetos pilotos como este em Atalho na Escola Olavo Bilac onde os alunos serão os multiplicadores dessa ideia que também tentaremos levar para casas nessa comunidade e em outros povoados”, destaca o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando