Polêmica

Manchas escuras em 39 praias nordestinas assustam banhistas

Entre os estados afetados estão Paraíba, Pernambuco, Ceará, Alagoas e Rio Grande do Norte

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 25/09/2019 às 9:37
Foto: Cortesia/WhatsApp
FOTO: Foto: Cortesia/WhatsApp

Manchas escuras tem surgido em praias do Nordeste e impressionado turistas em pelo menos 39 locais. O caso vem acontecendo desde o início de setembro e a substância tem sido avistada em pelo menos nove estados da região. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a substância é hidrocarboneto, derivado de petróleo. A causa e origem do material ainda não foi identificada e análises já estão em andamento.

Entre os estados afetados estão Paraíba, Pernambuco, Ceará, Alagoas e Rio Grande do Norte. Alguns registros também estão sendo realizados em praias do Piauí, Maranhão e Sergipe, no entanto análises ainda não foram realizadas no local.

Em Pernambuco, as manchas foram avistadas nas praias de Boa viagem, no Recife; Candeias, em Jaboatão dos Guararapes; Gamboa, em Ipojuca; Del Chifre, em Olinda; Ilha de Cocaia e Paiva, em Cabo de Santo Agostinho; Carneiros e Tamandaré. Tartarugas e outros animais marinhos foram afetados. No início de Setembro, foi encontrado um Golfinho morto na praia de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco. A ligação entre o caso e as manchas ainda não foi investigada, entretanto, o animal apresentava piche ao redor do corpo.

Crime ambiental

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a instituição tem coletado material para identificar como ocorreu a prática e quem seria responsável . Ainda de acordo com o órgão, a prática é crime ambiental e a multa pode chegar a R$ 50 milhões.