Emocionante

Pedreiro constrói cinema para manter vivo sonho de trabalhar com filmes

José Aurélio já foi dono de locadora e alugou espaço para seguir sonhando

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 01/10/2019 às 11:54
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Algumas paixões são arrebatadoras e inexplicáveis. No cinema, a ficção retrata diversas histórias de amores que encantam e duram para sempre. Crescendo entre essas narrativas, José Aurélio, de 74 anos, não teve dúvida e decidiu: iria viver de cinema.

Levado pelo pai, que era padeiro e trabalhava para o dono do cinema da cidade de Toritama, no Agreste de Pernambuco, ele assistia filmes através de um buraco em uma porta. Sem limites para a imaginação, começou a ajudar no cinema quando era criança e a partir daí não parou.

O próprio José Aurélio se surpreende com a paixão que o cinema despertou em sua vida. "Eu não sei entender o que é o cara se apaixonar desse jeito", comenta. Para manter viva a paixão, ele alugou um cinema que havia fechado e até uma locadora já manteve na época das fitas VHS, que perderam espaço com a chegada do DVD.

No entanto, José Aurélio não se deixou intimidar pelas dificuldades. Trabalhando como pedreiro a vida toda, ele não teve dúvida e manteve o sonho vivo construindo o seu próprio espaço: o Cine Aurélio. Ele garante que enquanto vida tiver, vai trabalhar no local.

A paixão dele por filmes já contagiou a família e um dos seus netos ajuda José Aurélio no cinema. De acordo com o Érick Gustavo ajudar o avó é uma missão e o menino auxiliou. "Eu comecei a ajudar e não parava. Era os outros moleques correndo atrás de bola e eu aqui pegando em cimento para construir", comenta. Érick garante que pretende continuar o legado do avô.

E assim, José Aurélio mantem vivo o sonho de criança que se tornou paixão da vida inteira.

Confira na reportagem do "TV Jornal Manhã", da TV Jornal Interior