Transporte

Limoeiro receberá núcleo da EPTI para vistoria dos transportes alternativos

Atendimento será para loteiros de municípios do agreste setentrional

Alfredo Neto
Alfredo Neto
Publicado em 03/10/2019 às 8:19
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O município de Limoeiro, no agreste pernambucano, receberá um posto de vistoria Itinerante da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), através de uma parceria firmada entre prefeitura e Governo do Estado. O atendimento será para loteiros de municípios do Agreste Setentrional e ocorrerá na secretaria executiva de Trânsito, na Avenida Jerônimo Heráclio. A cidade também sediará um núcleo de curso especializado para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros, que será ministrado pelo SEST/SENAT.

Na tarde desta quarta-feira (2), uma reunião entre representantes da EPTI e da Associação dos Toyoteiros Regional do Estado de Pernambuco (ATRAEP) definirá o período da vistoria e do curso. As ações visam a regularização dos motoristas e veículos de transporte complementar em atenção à lei federal 13.855 de 2019, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e que dispõe sobre transporte escolar e transporte remunerado não licenciado. De acordo com o presidente da ATRAEP, Célio Roberto, o Estado conta com 7.500 veículos modelo Toyota registrados.

O representante da Associação discriminou os itens que serão vistoriados pela EPTI: CRLV 2019, buzina, placas, cintos de segurança, faróis, luzes de oposição, limpador de pára-brisa, pára-brisa, pára-choque, pisca alerta, estepe, retrovisores externos, retrovisores internos, saídas de emergência, setas de indicadoras de direção, luz de stop, porta de emergência, portas laterais e pintura externa em boa qualidade, extintor de incêndio (4 quilogramas), chave de roda, macaco hidráulico e triângulo.

Nova lei

A nova lei entra em vigor no dia 9 de outubro e prevê penalidades mais duras para motoristas flagrados transportando passageiros de forma irregular. As penas preveem remoção do veículo e infração gravíssima. Célio Roberto disse a nossa reportagem que deputados da bancada pernambucana estão somando forças para que o prazo da aplicação da lei seja ampliado