menu

1ª etapa da Campanha de Vacinação contra Sarampo começa nesta segunda

Etapa inicial será focada na vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade

Foram registrados ainda 12 óbitos por sarampo
Crianças de seis meses a menores de cinco anos devem receber vacina de sarampo (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo começa nessa segunda-feira (7) em Caruaru, no agreste pernambucano. O objetivo é atualizar e aumentar a cobertura vacinal. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é gratuita e estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município.

A campanha será feita em duas etapas. A primeira, de 7 a 25 de outubro, tem foco na vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. O Dia D está marcado para o sábado (19). A segunda etapa será focada em adultos de 20 a 29 anos e será de 18 a 30 de novembro.

“É importante reforçar que as crianças que já possuem duas doses de tríplice viral não precisam se vacinar novamente. O mesmo vale para adultos, por isso a importância de apresentar o cartão de vacinação”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Caruaru, Sarah Rafael.

Sobre o Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral e grave. É muito contagiosa e pode ser transmitida pela fala, tosse e espirro. Pessoas de qualquer idade podem contrair a doença. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Todo paciente que apresentar febre e exantema (manchas vermelhas) acompanhados de um ou mais dos sintomas de tosse, coriza e conjuntivite é caracterizado como caso suspeito de sarampo e precisa procurar uma unidade de saúde para avaliação.