Universidade

Clima na UFPE é de expectativa com a chegada de um novo reitor

O atual reitor, o engenheiro civil Anísio Brasileiro, deixará o cargo

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 08/10/2019 às 12:48
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai ter um novo reitor a partir do próximo domingo (13). O engenheiro civil Anísio Brasileiro deixa o cargo e a expectativa é que a vaga seja preenchida pelo professor Alfredo Gomes, que foi o mais votado pela comunidade universitária numa consulta acadêmica de dois turnos.

Para assumir a reitoria da instituição, Alfredo Gomes precisa de uma chancela da Presidência da República. De acordo com o Ministério da Educação (MEC) um novo nome deve estar disponível essa semana. O órgão, entretanto, não confirmou o nome escolhido.

A lista tríplice, que contém os três nomes referenciados pelo conselho Universitário para a reitoria, já foi recebida pelo MEC há quase três meses.

Lei

Alunos, docentes, e técnicos participam da consulta para escolher o reitor. Entretanto, por prerrogativa, o presidente do Brasil deve apontar o nome que toma posse. Três nomes são indicados para universidade para o Ministério da Educação (MEC), entretanto, no entendimento do governo federal, não existe hierarquia na lista tríplice.

Confira entrevista concedida pelo atual reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, ao Jornal do Commercio.