Decisão

Justiça determina volta de delegado Israel Rubis para Arcoverde

MPPE investiga se houve motivação política na transferência do delegado para outra cidade

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 10/10/2019 às 9:17
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

A Justiça determinou nessa quarta-feira (9) que o delegado Israel Rubis volte a atuar na Delegacia de Arcoverde, no sertão pernambucano. A decisão faz parte do pedido proposto pelo Ministério Público de Pernambuco, o qual investiga se houve uma motivação política para transferir o delegado para outra unidade, como havia sido determinado pela Secretaria de Defesa Social (SDS).

Moradores de Arcoverde fizeram protestos e demonstraram insatisfação com a transferência do delegado. O promotor Bruno Miquelão afirmou que "a própria população tem manisfestado o interesse na permanência da referida autoridade policial porque sente, de fato, a melhora na segurança pública em Arcoverde e região".

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Paulo Magalhães, as mobilizações ocorreram pelo motivo que a transferência do delegado estaria vinculada a questões políticas porque ele estaria investigando vereadores da cidade.

O promotor também instaurou uma investigação para apurar a motivação da troca de delegados. Ele determinou o envio de um ofício à SDS requisitando informações no prazo de até dez dias. O promotor deseja saber qual interesse público para a remoção do delegado do município e se a mudança foi voluntária ou não.