Novidade

Radares inteligentes vão tirar fotos de motoristas mexendo no celular

Nova tecnologia deve ser capaz de evitar cerca de 100 mortes por ano

Pedro Hierro
Pedro Hierro
Publicado em 11/10/2019 às 18:07
Divulgação / Agência Brasil
FOTO: Divulgação / Agência Brasil

Câmeras de alta definição vão flagrar os motoristas e no próximo ano vai começar a multar os cidadãos de Nova Gales do Sul, na Austrália. Uma nova tecnologia será implantada pelo governo. O radar inteligente vai tirar fotos de motoristas dirigindo, em seguida, um programa de inteligência artificial irá analisar as imagens, para ver se o condutor está usando o seu celular enquanto dirige.

Este radar segundo o seu fornecedor, a empresa Acusensus, será capaz de analisar as imagens em qualquer horário do dia, em qualquer velocidade que o veículo esteja e em qualquer condição climática. Os casos suspeitos serão levados para um analista humano, que irá periciar a imagem e ver se é o caso de necessitar uma multa. O sistema, ainda de acordo com a Acusensus, poderá borrar as imagens dos condutores, para proteger a privacidade.

A empresa tem a expectativa que o programa seja capaz de evitar cerca de 100 mortes e acidentes graves em cincos anos, na sua cidade. A decisão de implantar este programa veio após seis meses de testes, nesse período, foi capaz de checar cerca de oito milhões de veículos e conseguiu achar cerca de 100 mil motoristas mexendo no celular ao dirigir.

Até dezembro de 2019, será enviado aos motoristas, apenas avisos sobre o seus atos. Em 2020, multas vão começar a ser enviadas aos infratores, a multa será de 344 dólares australianos, que em reais seria R$ 959, por infração flagrada.