Perigo

Falha no sistema do Detran vaza dados de 70 milhões de brasileiros

Apenas os usuários com CNH foram afetados pela falha, que expôs diversos dados abertamente

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 15/10/2019 às 9:31
Acervo/JC Imagem
FOTO: Acervo/JC Imagem

Dados de mais de 70 milhões de brasileiros com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vazaram após uma falha de segurança no sistema informatizado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Norte. A falha expôs dos dados dos filiados e permitiu que tudo fosse pesquisado abertamente.

A partir da falha, era possível pesquisar endereço, telefone, números e dados de CNH, CPF, foto, RG, data de nascimento, sexo e idade de cerca de 70 milhões de brasileiros. O número representa quase todos os donos de CNH no Brasil.  Apesar de só ser descoberto apenas no início de outubro, a brecha acontecia há cerca de três meses. Após teste com números de CPF gerados aleatoriamente, especialistas detectaram a resolução do caso.

Por meio de nota oficial, a equipe do Detran-RN esclareceu que a equipe técnica de informática do órgão sanou a falha do sistema. Segundo eles, os usuários do sistema não foram afetados e não houveram interferências nos sistemas de Registro Nacional de Carteira de Habilitação.

Confira a nota na íntegra

"O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) esclarece que, de imediato, a equipe técnica de Informática do órgão sanou a falha ocorrida em seu sistema.

Cabe ressaltar que os dados dos usuários não foram afetados, assim como não houve interferência nos sistemas de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) nem no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

A Direção-Geral do Detran está abrindo um procedimento administrativo para apurar o fato ocorrido".