Novidade

Revitalização da Estação Ferroviária segue para nova etapa

A intenção do projeto é melhorar a situação do local e promover turismo cultural

Pedro Hierro
Pedro Hierro
Publicado em 16/10/2019 às 17:50
Divulgação
FOTO: Divulgação

Desde 2010, a Estação Ferroviária de Caruaru faz parte da lista do patrimônio cultural ferroviário. Porém, após nove anos desta conquista, o local está com sinais de abandono. O projeto de requalificação apresentado pela Prefeitura de Caruaru, que inicialmente retirou as casas da estação, agora apresenta ideias para atividades de cunho turístico no local.

Este projeto foi apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), passou por análise e foi aprovado no dia 26 de setembro, em Recife.

A superintendente do Iphan-PE, Renata Borba, informa o objetivo do projeto, que é intitulado “Estação Criativa”. “O grande objetivo deste projeto é a requalificação do pátio ferroviário, o integrando ao contexto urbano da cidade e promovendo o resgate da memória ferroviária do local”, comenta.

Além de ser positivo para os turistas, esse projeto anima os negócios que ficam perto do local. O empresário José Santino, que tem um estabelecimento ao lado da estação, afirma essa expectativa. “Pelo o que eu entendo, tudo isso aqui será revitalizado, e todo mundo terá o que ganhar com isso”, relata José.