Meio ambiente

Reunião do Governo do Estado discute manchas de óleo nas praias de Pernambuco

Diversas praias do litoral nordestino foram afetadas pelas manchas de óleo

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 17/10/2019 às 19:49
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Uma reunião é realizada na noite desta quinta-feira (17) para debater a situação das manchas de óleo em praias de Pernambuco. Participam do encontro representantes do Governo do Estado, órgãos de defesa do Meio Ambiente, entre outros. Eles avaliam as ações de monitoramento do litoral pernambucano.

Além disto, estão sendo traçadas estratégias para conter as manchas de óleo na praia de São José da Coroa Grande, registradas na tarde desta quinta.

Mais cedo, representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) sobrevoaram o Litoral Sul de Pernambuco, entre Boa Viagem e São José da Coroa Grande, e chegaram a informar que não tinham sido encontradas manchas de óleo no Estado. Equipes do Exército e da Marinha seguiram para São José para trabalhar na contenção das manchas.

Praias afetadas

As praias de Peroba e Maragogi, entretanto, que ficam na divisa entre Pernambuco e Alagoas, apresentaram as manchas.  Por meio de nota, a Prefeitura de Tamandaré, praia próxima, disse que não há vestígios de óleo em toda a extensão das praias da cidade. A prefeitura disse ainda que todos os órgãos estão monitorando com aeronaves na divisa dos estados e em Tamandaré de forma proativa.

Os institutos estão com embarcações monitorando o mar, além de um drone, uma luneta e uma aeronave. Estão sendo montados também um posto de monitoramento aéreo em Carneiros e mais um posto no farol do Forte de Tamandaré. Voluntários estão se alistando para se juntarem no local de concentração a ser divulgado em caso de alarme.

De acordo com a CPRH, as manchas de óleo não apareciam no litoral pernambucano desde 25 de setembro. Segundo o Ibama, entre agosto e setembro, as manchas foram vistas em 16 praias do Estado. Procurada sobre as manchas de óleo em São José, a CPRH não se pronunciou.