Ciência

Primeira equipe de mulheres astronautas vai ao espaço

Elas irão reparar uma falha em um controlador de energia

Pedro Hierro
Pedro Hierro
Publicado em 18/10/2019 às 16:12
Reprodução/NASA
FOTO: Reprodução/NASA

As astronautas Christina Koch e Jessica Meir fazem parte da primeira equipe da Nasa composta por mulheres a realizar uma caminhada espacial. Nesta sexta-feira (18), as duas vão sair da Estação Espacial Internacional (ISS) para reparar uma falha em um controlador de energia.

Mulheres já tinham caminhado no espaço anteriormente, mas em equipes compostas também por homens. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exaltou as astronautas por este feito. “Vocês representam esse país tão bem”, comentou em uma vídeo-chamada.

Koch é uma engenheira elétrica, e Meir é doutora em biologia marinha. A missão delas foi anunciada pela NASA na segunda-feira (14), sendo parte de um processo de substituir as baterias antigas do controlador por novas unidades de íons de lítio, que possui uma maior capacidade.

Desde 1965, mais de 200 caminhadas espaciais foram realizadas pela Nasa. Uma caminhada feminina estava prevista para março deste ano, porém foi cancelada por conta dos trajes espaciais não terem o tamanho correto das astronautas.

Publicação de Jessica Meir

Veja transmissão ao vivo da NASA