Sessão

Câmara de Caruaru debate realocação de ambulantes

Reivindicação deles é que o prazo para a mudança - até o fim deste mês - seja ampliado até o fim do ano

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/10/2019 às 20:12
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Os vereadores de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, debateram na tarde desta terça-feira (22) a realocação dos ambulantes da Rua Quinze de Novembro para o Largo dos Guararapes, a Praça Leocádio Porto e o Largo da Conceição. Pela manhã, os ambulantes fizeram um protesto na rua. A reivindicação deles é que o prazo para a mudança - até o fim deste mês - seja ampliado até o fim do ano.

"O espaço não tem estrutura, onde ela [a prefeita, Raquel Lyra] quer colocar a gente jamais a gente vai, é 1,5 metro para duas pessoas. Uma carrocinha de carro de mão não cabe no local", disse uma vendedora ambulante.

O vereador Bruno Lambreta informou que a Câmara está aberta para o debate. "O governo deixou muito claro para os ambulantes que também mantém o debate aberto, mesmo colocando sua posição do prazo, mas a gente ainda tem um tempo para discussão e a gente vai provocar para ampliar esse debate e chegar a um denominador comum", disse.

O vereador Fagner Fernandes acredita que a necessidade dos ambulantes deve ser atendida. "A prefeitura precisa tomar uma postura e ouvir os ambulantes, são eles que são os mais prejudicados em um cenário de mudança", afirmou.

"Eu não sou contra a revitalização do centro de Caruaru, eu sou contra a forma como está sendo conduzida. Essas pessoas pedem um período maior, este período de final de ano é um período em que eles podem comercializar um pouco mais", argumentou o vereador Sérgio Siqueira.

Na manhã desta terça, representantes dos ambulantes participaram de uma reunião com os secretários municipais para debater o projeto. A prefeitura informou que a realocação da categoria permanece até o fim de outubro. Os destinos serão o Largo dos Guararapes, Praça Leocádio Porto e Largo da Conceição.

"A gente tem um planejamento junto com eles desde 2017, são reuniões que a gente mostra o projeto, há um diálogo, há a solicitação por parte deles que foram feitas, a coberta é uma delas. Em relação ao prazo, mantém até o final do mês, porque a gente entende que o período de alta economia vai beneficiar as vendas relacionadas ao Comércio na Praça", explicou o secretário da Fazenda, Diogo Bezerra.