Meio Ambiente

Cerca de 489 toneladas de óleo já foram retiradas de praias de PE

Limpeza no litoral pernambucano continua para remover manchas de óleo

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 23/10/2019 às 10:34
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

Os esforços para diminuir os estragos causados pela chegada das manchas de óleo nas praias do litoral de Pernambuco continuam. O monitoramento continuou nessa terça-feira (22) nas áreas da foz dos rios Persinunga (São José da Coroa Grande), Una (Barreiros), Formoso (Tamandaré), Massangana (Cabo de Santo Agostinho), Maracaípe (Ipojuca), Sirinhaém (Sirinhaém) e Jaboatão (Jaboatão dos Guararapes).

Através de Secretarias e órgãos estaduais, foram distribuídos cerca de 2.926 pares de botas, 9.843 pares de luvas e 16.173 mil máscaras para os voluntários e equipes que atuam na coleta. Estima-se que 489 toneladas de resíduos de petróleo já foram recolhidas. A concentração maior das manchas está atualmente na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, com vestígios recolhidos na praia do Xaréu, além da Ilha da Cocaia, próximo ao Porto de Suape.

Foram registradas manchas nas praias dos municípios de São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. No início da manhã desta quarta-feira (23) o óleo chegou em Jaboatão dos Guararapes.

O material recolhido pelas equipes está sendo acondicionado em caixas estacionárias, distribuídas nas cidades atingidas. Empresas de gerenciamento de resíduos perigosos estão coletando, transportando e encaminhando os produtos para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR).