Educação

Estudantes caruaruenses são selecionados para o Câmara Mirim

Ação educativa mostra como funciona a atividade legislativa da Câmara para os alunos

Pedro Hierro
Pedro Hierro
Publicado em 23/10/2019 às 18:03
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O Câmara Mirim é uma ação educativa que simula a atividade legislativa para estudantes do ensino fundamental assumirem o papel de deputados mirins. Quatorze alunos da Escola Municipal Professora Margarida Maria de Farias Barros Miranda de Caruaru, Agreste de Pernambuco, foram selecionados para irem a Brasília. O grupo foi o único do Nordeste.

O programa mostra como funciona a elaboração de um projeto de lei até a sua votação em comissões da Câmara e no Plenário. Os deputados mirins apresentam as próprias propostas, debatendo sobre o conteúdo de cada uma. Os projetos dos alunos caruaruenses tratam de diversos assuntos, como o combate à homofobia, problemas ambientais e educação.

A professora Cibele Martins é a responsável pelos alunos. “Pesquisando no site da Câmara eu descobri esse projeto, me inscrevi, fui selecionada através de um concurso de redação, acabei ficando em primeiro lugar, e ainda fiz uma seleção interna com os alunos”, relata a professora. 

A estudante Heloísa Ferreira comentou como está se sentindo para a viagem. “Foi muito interessante para todo nós, porque é uma nova experiência e eu particularmente desde o dia do anúncio estou muito ansiosa” declara a Heloísa. 

Um dos projetos de lei apresentados pelo estudante João Pedro Nascimento, fala sobre a melhoria no aprendizado de crianças com autismo. “Minha lei foi para crianças autistas tenham um aprendizado melhor, porque elas têm certas dificuldades no seu aprendizado”  declara João pedro. "Seria necessário também um professor qualificado para estar a par da situação desse problema e pedagogos especializados nessa área ajudassem essa criança” conclui o aluno.

Os estudantes viajam nesta quarta-feira (23) e vão ficar três dias em Brasília. Todas as despesas da viagem vão ser custeadas pela Prefeitura de Caruaru.