Quimioterapia

Filho raspa a cabeça durante tratamento de câncer de mama da mãe

Maria Josefa, 53 anos, já passou por cinco cirurgias e retirou uma das mamas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 24/10/2019 às 18:28
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Diagnosticada com câncer de mama há dois anos, a dona de casa Maria Josefa, 53 anos, passou por maus bocados. Ela já fez cinco cirurgias, retirou a mama direita e continua fazendo quimioterapia. "Quando a gente descobre que está com câncer já pensa em que? Morrer. Eu sentia vontade de sair correndo, chorando, pelo meio da rua", desabafou.

Mas um dos momentos mais marcantes do tratamento de câncer é a queda dos cabelos em decorrência da medicação. Porém, Maria Josefa não precisou passar por isto sozinha: o filho Athilla Davisson decidiu raspar a própria cabeça como forma de apoio à mãe.

"A gente ia passar pelo processo da dor? Ia, mas eu tinha a escolha de procurar soluções para fortalecer, não diminuir. Uma das formas que eu encontrei como filho foi raspar a cabeça", contou o estudante.

Athilla Davisson disse que pretende continuar careca até o fim do tratamento da mãe. Ele revelou ainda que se achou mais bonito após retirar os cabelos.

"Muita emoção, eu não esperava ele fazer aquilo, até porque ele ia viajar e eu não queria que nenhum raspasse a cabeça, mas ele disse que tinha me prometido que a gente ia lutar junto", contou a mãe, sobre a reação da atitude. Maria Josefa disse ainda que o filho pediu para que ela lutasse pela família, mesmo quando não se sentisse capaz de lutar por ela mesma.

"Graças a Deus que pelo fortalecimento da família, a união que a gente tem e teve fez esquecer um pouco do que a gente já passou e agora só está querendo que ela termine o tratamento e a gente possa curtir mais este lado amor, família, carinho", disse a estudante Ingrid Anamim.

O pintor José Ivanildo, que é casado há 27 anos com Maria Josefa, não vê diferença na esposa após a doença, e acredita na fé em Deus para a cura. "Eu passei a amar minha esposa muito mais do que antes. Eu costumo dizer que parece que nós nos casamos ontem", afirmou.