Meio Ambiente

Manchas de óleo atingem a Ilha de Itamaracá, no Litoral pernambucano

Algumas manchas foram encontradas em um dos principais destinos turísticos do estado

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 24/10/2019 às 8:10
Clóvis Barreto/SEMA Itamaracá
FOTO: Clóvis Barreto/SEMA Itamaracá

Algumas manchas de óleo foram encontradas na manhã desta quinta-feira (24) na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte pernambucano, Região Metropolitana do Recife, e na praia do Forte, em Pau Amarelo, em Paulista.

De acordo com o secretário de Comunicação e Imprensa de Itamaracá, James Paiva, o óleo está espalhada em uma área de aproximadamente 500 e 600 metros.

Ilha de Itamaracá é o décimo município pernambucano atingido pelas manchas de óleo. As manchas também atingiram as praias das cidades de Tamandaré, São José da Coroa Grande, Barreiros, Sirinhaém, Ipojuca, Rio Formoso, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

Manchas de óleo

Manchas de petróleo surgiram em praias do Nordeste e impressiona turistas em pelo menos 109 locais. O caso vem acontecendo desde o início de setembro deste ano e a substância tem sido avistada em pelo menos nove estados da região. A única exceção é o estado da Bahia. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a substância é hidrocarboneto, derivado de petróleo.

A ligação entre o caso e as manchas ainda não foi investigada, entretanto, o animal apresentava piche ao redor do corpo. Conforme informações divulgadas pela revista Época, um laudo sigiloso teria sido encaminhado para o Ibama pela Petrobras, apontando que a mancha seria de Petróleo da Venezuela.