Manchas de óleo

Alerta: contato com óleo nas praias pode causar problemas na visão

Oftalmologista explica que olhos são muito sensíveis ao material, que afetou a costa do Nordeste em 2019

Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 25/10/2019 às 10:43 | Atualizado em 18/08/2023 às 9:19
Felipe Ribeiro/JC Imagem
Exército, Marinha e voluntários, limpam a praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho - FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Além de prejudicar as praias do Litoral nordestino, as manchas de óleo também podem ser prejudiciais à saúde das pessoas. Entrar em contato com o óleo traz riscos para a saúde e pode até causa câncer. É o que alerta o Conselho Regional de Química de Pernambuco.

De acordo com o médico oftalmologista, membro da sociedade brasileira de oftalmologia e membro do conselho brasileiro de oftalmologia, João Vilaça, os olhos são muito sensíveis a esse tipo de material.

“O petróleo cru está dentro dos materiais chamados de hidrocarbonetos, substâncias extremamente tóxicas e bastante prejudiciais quando em contato com os olhos”, afirma ele.

João Vilaça alerta que alguns voluntários podem ter problemas na visão se tiver contato com o material. Mesmo quando as pessoas usam luvas para proteger as mãos, podem acabar coçando ou passando a mão nos olhos por algum descuido. É nesse momento que a visão pode ser contaminada.

"Caso o material entre em contato com a conjuntiva, membrana mucosa presente nos olhos, que reveste a parte interna da pálpebra, pode causar a conjuntivite química, inflamação provocada por uma agressão química na parte branca do olho. O olho vai ficar inflamado, vermelho, dolorido", explica o médico.

"Caso o óleo entre em contato com a córnea, pode provocar uma úlcera química, que é uma destruição das primeiras camadas da córnea, podendo haver uma perfuração, tornando-se porta de entrada para outras bactérias, podendo ocasionar até mesmo a perda da visão", detalha.

O médico alerta para que a população tome cuidado se decidir entrar no mar, mesmo se for em uma praia que não foi atingida pelas manchas de óleo. "Em hipótese nenhuma abra o olho dentro d´água. A água pode estar com alguma partículas de óleo e causar problemas na visão", ele alerta.

Manchas de óleo

Manchas de petróleo surgiram em várias praias da região Nordeste desde o início de setembro de 2019 e a substância tem sido avistada em todos os estados da região.

Estima-se que mais de 2 mil quilômetros de costa foram poluídos. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a substância é hidrocarboneto, derivado de petróleo.