Alerta

Polícia Civil faz alerta sobre golpe nas redes sociais

Hackers utilizam Instagram para mandar mensagens aos seguidores da conta

Pedro Hierro
Pedro Hierro
Publicado em 29/10/2019 às 16:42
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Um novo estilo de golpe está surgindo nas redes sociais. O Instagram está sofrendo ataques de hackers, os quais tem o interesse de utilizar a conta da pessoa para pedir dinheiro aos seguidores da vítima. O publicitário Donatan Melo recebeu uma mensagem suspeita da prima pela rede social. Nela, o hacker fingia ser a moça e pedia uma transferência em dinheiro ao publicitário.

Donatan só não sofreu o golpe porque a prima tinha lhe avisado que estava há um tempo sem conseguir utilizar a conta. “A pessoa entrou em contato comigo solicitando uma transferência de 700 reais, como eu já sabia que não se tratava da prima eu continuei a conversar normalmente e solicitei que a pessoa me mandasse os dados, o CPF, daí a pessoa foi me enviando tudo. No final que eu falei que sabia que era um golpe e estava pegando os dados para realizar o BO”, relatou.

O delegado Fernando Elias fala alguns cuidados que os usuários de redes sociais devem ter para que casos como esse não terminem de forma que cause prejuízos as pessoas. “Sempre desconfiar de mensagem pedindo dinheiro, se for uma pessoa de sua proximidade tentar verificar pessoalmente, porque muitas vezes a vítima que teve seu Instagram ou Whatsapp clonado nem sabe se tem uma pessoa se passando por ela e pedindo dinheiro, e é essa falta dessa informação que faz as pessoas fazerem essa transferência”, informou.