Alerta

Casos de sarampo em Pernambuco sobem para 65

Nove municípios pernambucanos tiveram registro da doença

Pedro Hierro
Pedro Hierro
Publicado em 30/10/2019 às 16:16
 Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Boletim divulgado nesta terça-feira (29) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), anunciou que os casos confirmados de sarampo em Pernambuco subiram para 65. Uma morte provocada pela infecção viral foi registrada em Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano.

Foram confirmados casos em nove municípios pernambucanos, sendo cinco casos em Recife, seis em Caruaru, onze em Santa Cruz do Capibaribe, vinte e três em Taquaritinga do Norte, uma em Bezerros, uma em Jaboatão dos Guararapes, sete em Toritama, dez em Vertentes e uma em Frei Miguelinho. 

A SES informou em nota que as ações de vigilância epidemiológica, que incluem investigação dos casos e vacinação de bloqueio, são iniciadas após a notificação do caso, mesmo sem a confirmação laboratorial. 

Esse procedimento é adotado para evitar a piora do caso e a propagação da doença. As medidas são realizadas pelos municípios com o apoio das gerências regionais de saúde do estado.

Confira os sintomas 

A doença se espalha pelo ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar. Os sintomas são tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. Não existe tratamentos para se livrar de uma infecção de sarampo estabelecida, porém a doença pode ser evitada antes da transmissão ao se vacinar.