Documento

Novo modelo da identidade começa a ser emitido em Caruaru

Documento será mais completo e terá mais informações do cidadão

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 30/10/2019 às 17:54
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O novo modelo da carteira de identidade começou a ser emitido nesta quarta-feira (30) no Expresso Cidadão em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O novo registro geral (RG) tem o objetivo de trazer mais comodidade e segurança para o cidadão. Entre as informações contidas no documento estão o número do CPF, o título de eleitor, número do PIS/Pasep e até informações profissionais, como o número da OAB, por exemplo.

O auxiliar de produção José Soares foi um dos que esteve pela manhã no Expresso Cidadão. "Agora pela digital, está muito melhor. Não deu trabalho nenhum [para tirar]", contou. O aposentado Macilon Aureliano fez o agendamento para ele e a esposa. "Foi bom, eu já ia trocar a identidade mesmo, aí aproveitei e vim hoje. E não demora, dois minutos", disse.

O processo para fazer a nova carteira é simples, de acordo com o perito papiloscopista Hênio Procópio. "A foto é tirada aqui na hora, a assinatura é coletada de forma digital. É importante dizer que o documento físico mudou, ele tem mais itens de segurança, ele tem diversas possibilidades de inserção de números de diversos documentos, fazendo com que fique muito mais completo do que é hoje", revelou.

O documento já utilizado pelas pessoas continua válido em todo o território nacional. O novo RG pode ser feito por qualquer pessoa que não tem o documento de forma gratuita. Já para quem vai tirar da segunda via em diante, é necessário pagar uma taxa. Para mais informações, o cidadão deve entrar em contato no número (81) 3727.7546 ou acessar os sites www.sds.pe.gov.br e www.iitb.pe.gov.br.