menu

Cidades atendidas por Jucazinho terão mudanças no abastecimento

Barragem de Jucazinho está no volume morto

Jucazinho tem capacidade para armazenar 327 milhões de metros cúbicos de água
Jucazinho tem capacidade para armazenar 327 milhões de metros cúbicos de água (Reprodução/TV Jornal Interior)

Os 11 municípios atendidos pelo Sistema Jucazinho terão mudanças no fornecimento de água a partir da próxima segunda-feira (4). Nestas cidades, será abastecida apenas a área urbana, com o calendário de três dias com água e 27 sem. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a medida foi tomada para prolongar a captação do manancial até maio do ano que vem.

"Esperamos que até lá ocorram chuvas na região e o manancial acumule água. Ao mesmo tempo, estamos com as obras estruturadoras em andamento, a exemplo da Adutora do Alto Capibaribe, Adutora do Agreste e Adutora de Serro Azul", explicou o diretor de Interior da Compesa, Marconi Azevedo.

A barragem de Jucazinho, que tem capacidade de armazenar 204 milhões de metros cúbicos de água, atualmente registra apenas 3,8 milhões de metros cúbicos do líquido. A instalação de uma balsa flutuante foi feita para captar água do volume morto e transportar para a Estação de Tratamento.

Cidades afetadas

As cidades atendidas pelo Sistema Jucazinho são Toritama, Frei Miguelinho, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Passira, Cumaru, Riacho das Almas, Surubim, Casinhas e Salgadinho.