Apelo

Família denuncia falta de suplemento alimentar para idosa no Agreste pernambucano

Dona Maria Tereza se alimenta por meio de sonda e precisa de suplemento específico caro que família não pode pagar

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 31/10/2019 às 10:57
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Dona Maria Tereza da Rosa tem 90 anos e mora em Água Fria, distrito de Belo Jardim, no Agreste pernambucano. Ela está de cama por causa de uma queda que machucou sua cabeça há dois anos. Além dos gastos diários com produtos de higiene e fraldas, a idosa se alimenta por meio de uma sonda e precisa de um suplemento específico caro que a família não tem como custear.

A filha dela, Socorro Lourenço descobriu que a mãe tem direito de uma ajuda liberada pelo município através de uma verba liberada pelo governo para conseguir a suplementação. Porém, há mais de um mês, sempre que vai buscar a suplementação, a família é informada que o produto não está chegando. "Todo mês estava atrasando. Fui até o Promotor, no Fórum, para que ele falar com as pessoas que organizam isso para que o suplemento seja dado na data certa. Minha mãe não tinha condição de comer outra alimentação. Chegaram a me falar que pararam de fabricar esse alimento", explicou.

Após um apelo divulgado pela filha, a idosa recebeu a doação de dez litros de um suplemento parecido com o solicitado. A família ficou muito grata. Porém, a neta alega que há dificuldade para encontrar o produto nas farmácias.

"A gente já procurou em farmácias, é preciso ser encomendado talvez por ter um valor muito alto, deve não ser muito procurado", diz Aparecida Cavalcante, neta de dona Maria Tereza.

Veja a reportagem: