Ácaros

Ar-condicionado precisa de limpezas periódicas

Em dias quentes, é impossível não ligar o equipamento

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 04/11/2019 às 19:08
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O ar-condicionado é um aliado, principalmente em dias quentes. Porém, é preciso estar atento à necessidade de limpeza do equipamento. A nutricionista Maria do Carmo faz a limpeza do filtro do ar a cada três meses. "Como a gente é alérgico, eu procuro sempre fazer essa manutenção, procurando melhorias", relatou.

De acordo com ela, em dias quentes é impossível não ligar o equipamento. "Quando está muito quente, que a gente toma banho e mesmo assim não passa o calor, a gente liga um pouquinho para dar uma esfriada", disse.

Segundo os especialistas, quanto mais sujo o aparelho, pior para a saúde. Sujo, o ar-condicionado tem ácaros, fungos e bactérias. "A limpeza que é feita aqui na nossa empresa é completa, na qual desmonta o aparelho. É feito um teste de acidez da serpentina, tirado os fungos e bactérias com o produto químico e aí se coloca um bactericida para que o aparelho volte para a casa do cliente", explica o técnico Edjard Lima.

Limpar o ar-condiciado do carro também é essencial para preservar a saúde. "Muita gente acha que não é preciso trocar, tem gente que tira, bate a poeira e bota de volta. Mas isso aqui é muito prejudicial à saúde, porque cria ácaros, bactérias, fungos. Tem que fazer a manutenção periódica, a cada seis meses ou 10 mil km, independente do fabricante", disse o técnico automotivo Izaías Albuquerque.