Reforma da Previdência

Reforma da Previdência deve começar a valer ainda esta semana em todo o Brasil

Idosos vão ao INSS tirar dúvidas e se aposentarem antes da mudança

Pedro Hierro
Pedro Hierro
Publicado em 11/11/2019 às 15:36
Reprodução/Tv Jornal Interior
FOTO: Reprodução/Tv Jornal Interior

Uma sessão solene para a promulgação da Reforma da Previdência ocorre nesta terça-feira (12), em Brasília, no Distrito Federal. Até quarta-feira (13) a proposta deve ser publicada no Diário Oficial, colocando em prática o conteúdo dela. A reforma vai afetar diretamente na aposentadoria dos brasileiros; um de seus pontos principais é a extinção gradual da aposentadoria por tempo de contribuição.

Devido a isso, diversos idosos foram para as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para tirar dúvidas sobre as novas regras ou dar entrada nas aposentadorias antes da reforma. Em Caruaru isso não foi diferente; Severino de Lira estava só esperando completar 65 anos para ir realizar sua aposentadoria. “Foi tempo do moço me informar direito, me sinalizou a vir com 65 e até agora está dando tudo certo”, relatou.

Após a reforma passar a valer, todos os cidadãos brasileiros que entrarem no mercado de trabalho somente vão se aposentar por idade mínima e mais um tempo mínimo de contribuição; a não ser por benefícios por incapacidade. O advogado previdenciário César Barbosa explica detalhadamente as mudanças. “O maior impacto na vida do trabalhador serão as alterações na idade mínima da mulher, de 60 para 62 anos de idade; o aumento do tempo mínimo de contribuição do homem, que sai de 15 anos para 20 anos, e a alteração na forma do cálculo do benefício”, informou.

Confira a matéria do Por Dentro