Protesto

Ambulantes protestam contra mudança de locais de trabalho em Caruaru

Vendedores afirmam que mudança de locais está prejudicando as vendas

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 12/11/2019 às 11:55
Reprodução/Whatsapp
FOTO: Reprodução/Whatsapp

Os vendedores ambulantes estão realizando um protesto na manhã desta terça-feira (12) no centro de Caruaru, no Agreste pernambucano. A maioria deles está insatisfeita com a mudança dos locais de trabalho para os espaços do Comércio na Praça.

Para o vendedor Gilvan, a mudança do local dos ambulantes está prejudicando as vendas e não tem sido fácil sobreviver. "Sou ambulante há 22 anos no centro de Caruaru. Me tiraram do meu local e botaram em um lugar onde não estou vendendo nem quatro cachorros-quentes por noite. Como vou sobreviver? Nós estamos sem espaço para trabalhar", lamenta.

Trânsito

Os ambulantes participam do protesto com faixas e cartazes. O trânsito está lento no centro, principalmente próximo à Praça do Rosário. A Polícia Militar está presente no local para orientar os vendedores.

O vereador Daniel Finizola (PT) explica que o protesto busca pressionar a gestão para que seja aberto um diálogo. "O espaço não corresponde à demanda dos ambulantes. O projeto foi mal planejado e mal projetado. Procuramos fazer pressão nas ruas para que se abra um diálogo com a gestão", afirma ele.

Por meio de nota, a prefeitura de Caruaru informou que estão fazendo melhorias nos espaços do Comércio na Praça e buscam oferecer melhores condições de trabalho para os ambulantes. A Prefeitura ainda disse lamentar que a ação tenha sido usada de maneira política.

Leia a nota na íntegra:

"A Prefeitura de Caruaru informa que o projeto Comércio na Praça faz parte da requalificação do centro da cidade. Diariamente a gestão continua fazendo melhorias nos locais, garantindo assim o sucesso do projeto que oferece melhores condições de trabalho aos vendedores ambulantes, além de mais segurança e estrutura para os compradores. A prefeitura também destaca que todos os ambulantes foram cadastrados após um processo de amplo diálogo e construção coletiva, que resultou nesses espaços que garantiu mais dignidade a esses trabalhadores, que têm o direito de trabalhar assegurado. A gestão municipal lamenta o uso político da ação dessa manhã."