13º Salário

Maioria da população deve usar o 13º para pagar dívidas

Maior vilão das dívidas são os cartões de crédito

Pedro Hierro
Pedro Hierro
Publicado em 14/11/2019 às 17:10
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

A metade do mês de novembro já começa a animar pessoas empregadas, por causa da primeira parcela do 13º salário, que deve ser paga até  30 de novembro. Grande parte da população já sabe para onde direcionar o seu dinheiro. Uma pesquisa realizada em outubro pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), mostrou que 87% das pessoas vão utilizar seu 13º para quitar dívidas.

O assistente administrativo Cláudio França faz parte dessa porcentagem e conta sobre a trajetória do seu futuro salário. “Pretendo usar o décimo terceiro para quitar a maioria das dívidas, aquelas que a gente adquire durante o ano quando a gente se empolga comprando algo e acabamos nos enroscando. O meu dinheiro virá em boa hora para pagar isso”, relatou.

A razão de muitas dessas dívidas são os cartões de crédito. O economista Renato Chaves comenta sobre a primeira coisa que as pessoas devem fazer ao receber o 13°. “Devem começar pelas vendas e consumo, a começar também pelo ‘maior vilão’ que segundo uma pesquisa da Confederação Mundial de Comércio é o cartão de crédito para 80% das famílias pesquisadas. Elas devem se livrar o mais rápido possível delas”, comentou.

Confira matéria do Por Dentro