Educação

Matrículas para Rede Pública de Pernambuco começam nesta quarta

Cadastro de alunos deve ser feito pela internet

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 19/11/2019 às 11:58
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O cadastro de matrículas para 2020 da Rede Pública começa nesta quarta-feira (20). Serão ofertadas 74.978 vagas para novos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O cadastro dos alunos deve ser feito pela internet, no site Matrícula Rápida, a partir das 7h, e seguirá até o dia 27 deste mês.

As vagas são distribuídas em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e escolas estaduais. Em uma coletiva realizada pelo Governo do Estado na manhã desta terça-feira (19), o processo foi detalhado. Haverá o retorno das vagas não ocupadas ou não confirmadas para o sistema de cadastro. Caso tenham posições restantes após o período de matrículas, um novo período para se cadastrar será disponibilizado de 20 a 28 de janeiro.

Das vagas, 10.313 são para Recife; 18.224 são para as demais cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e 46.441 são para o interior. No próximo ano, serão 31.919 para Ensino Fundamental e 43.059 para o Ensino Médio. As aulas começam no dia quatro de fevereiro.

Cadastro

Para fazer o cadastro, os pais, responsáveis ou o estudante maior de 18 anos deve preencher informações. Os dados são nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, nome do responsável com endereço e telefone para contato, RG (não obrigatório) e CPF (não obrigatório). No fim, será gerado um protocolo, que é a confirmação da matrícula. Esse protocolo deve ser impresso ou anotado.

Depois, é necessário que o aluno vá até a escola que se matriculou para entregar os documentos. Quem desejar mudar a unidade de ensino após a finalização do cadastro poderá fazer até o dia 27 de dezembro. Do dia 2 a 16 de janeiro ocorre a efetivação do cadastro. Para a confirmação, é preciso que sejam apresentados na escola, o número de inscrição online, cópia da a certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, foto 3x4, comprovante de residência com CEP, documento de transferência, cópia de carteira de vacinação, comprovante do tipo sanguíneo e fator RH.

Se o aluno tiver dúvidas, pode ligar para 0800.286.0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado.