Clima

Sertão de Pernambuco deve registrar temperaturas próximas de 40ºC

APAC emitiu alerta sobre umidade baixa na região

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 19/11/2019 às 9:31
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu um alerta sobre umidade baixa para o Sertão pernambucano. De acordo com a APAC, a presença de uma massa de ar seco sobre a região propicia o aumento da temperatura e valores baixos na umidade do ar principalmente durante a tarde.

Segundo a APAC, a umidade deve atingir valores abaixo de 20% desde a última sexta-feira (15) até a próxima sexta-feira (22), com temperaturas próximas de 40°C.

A APAC ainda alerta para problemas de saúde decorrentes dessa baixa umidade do ar, como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos. Também se alerta para o aumento do risco de incêndio em áreas de pastagens e florestas.

Dicas

De acordo com o otorrinolaringologista José Netto, medidas podem ser tomadas em casa para combater a baixa umidade do ar. Algumas delas são: utilizar um vaporizador ou umidificador de ar; estender toalhas úmidas no quarto; não diminuir muito a temperatura do ar-condicionado, entre outras.

"Quem mais sofre nessas situações é o nariz e a laringe, a garganta, as cordas vocais. Diminui alguns mecanismos de defesa dessas estruturas e favorece o aparecimento de infecções, crostas, sangramentos. Até a pessoa tende a mexer mais no nariz. Tudo isso pode trazer desde riscos leves até situações mais graves como é o caso dos sangramentos nasais", explica o médico.