Energia elétrica

Decoração de Natal: veja orientações de segurança

Celpe dá dicas para evitar acidentes com a rede elétrica

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/11/2019 às 16:37
Pixabay
FOTO: Pixabay

A decoração de Natal é cheia de criatividade nas ruas e nas residências das pessoas. Muitas delas incluem luzes, por isto é necessário tomar alguns cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) dá orientações de segurança com relação ao manuseio e instalação dos itens que compõem a ornamentação natalina.

Confira:

1. Revise as instalações elétricas da casa com a ajuda de um profissional antes de fazer a montagem da decoração. Isto evita sobrecarga e a possível queima de eletrodomésticos.

2. Observe o estado de conservação de pisca-piscas utilizados em anos anteriores e evite ligar os que estiverem desgastados, com fios desencapados e partes metálicas expostas, pois há risco de fuga de corrente e de choque elétrico.

3. Dê preferência a árvores de Natal fabricadas com material resistente ao fogo e aos enfeites natalinos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). As embalagens dos pisca-piscas devem conter informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso.

4. Utilize um filtro de linha para ligar várias tomadas da árvore, presépios e outros itens da decoração e evite o uso, mesmo que de forma provisória, dos chamados "T" (benjamins).

5. Monte a parte elétrica da decoração longe de materiais inflamáveis, como tecidos de cortinas, papelão, fibras e isopor. Além disto, afaste os fios de estruturas de metal, pois elas são condutoras de corrente elétrica e podem provocar choques.

6. Só realize a montagem da decoração natalina com a parte elétrica desligada e evite tocar na fiação ou substituir lâmpadas queimadas com os plugues conectados nas tomadas.

7. Nunca desligue aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-los da tomada, utilize o plugue.

8. Não permita que as crianças toquem na decoração natalina quando ela estiver ligada, pois há risco de choque elétrico.

9. Nas áreas externas das residências, redobre o cuidado durante a instalação e retirada de pisca-piscas tanto para prevenir choques elétricos quanto para evitar o risco de quedas. Exposta à ação do sol, chuva e do calor, a fiação fica mais vulnerável e a possível presença de água potencializa os riscos de choque elétrico – por isso ela só deve ser montada e retirada com o disjuntor da residência desligado.

10. Não instale enfeites natalinos próximo aos postes, fios ou medidores da Celpe e não faça ligações clandestinas de energia (o popular "gato") para acender a decoração externa em ruas. Além de colocar a vida de quem faz e de quem está próximo em risco, o "gato" é crime, pode provocar a queima de eletrodomésticos e curto circuitos que podem provocar incêndios, entre outros problemas.

Em caso de acidentes, desligue imediatamente o disjuntor da residência e só depois preste socorro. Caso necessário, ligue para o SAMU (192) e Celpe (116).